O ex-ministro Rui Costa e as ex-ministras Gleisi Hoffmann e Simone Tebet, além de deputados federais do PSOL de Rio, São Paulo e Minas Gerais, traíram Wagner. Lula pediu para ele entregar o cargo. Ele disse que, com isso, o PT da Bahia morre e, além do mais, disse que a Polícia Federal está atrás de Rui Costa porque ele era o operador com Augusto Lima. Lamentou profundamente e disse que sua queda nas pesquisas se deve ao escândalo. Não explicou a presença de familiares e amigos que não sofreram o que os inimigos do governo estão sofrendo, mostrados pela Polícia Federal algemados entrando em veículos da PF — principalmente o pessoal do Banco Master e do INSS. Conforme este blog já antecipou ao expor matéria da Veja, Wagner e Rui Costa estão liquidados politicamente na Bahia.
Lobby chinês
Para favorecer a montadora chinesa BYD, o governo Lula surpreendeu o mercado automobilístico e criou uma cota de isenção de IPI de mais de R$ 2 bilhões pelos próximos seis meses para carros eletrificados que são importados, desmontados e semidesmontados. Grandes montadoras europeias, que possuem bilhões de reais investidos no Brasil, reprovaram a medida, que só agradou aos chineses.
Relógios
As estimativas iniciais dos peritos da PF calculam que, nas operações de busca e apreensão nas residências de Jaques Wagner, em Brasília e Salvador, foram apreendidas mais de R$ 1,5 milhão em relógios de luxo. O líder do governo sustenta que são todos falsificados. Os agentes da PF confirmam que todos são certificados como genuínos.
Baile argentino I
O evento na sede do Itaú na Faria Lima na última terça-feira, com o presidente do Banco Central, o vice-ministro da Economia e o ministro das Minas e Energia da Argentina, mostrou que os argentinos não estão dando um baile no Brasil somente no futebol. Após cortar o déficit público histórico do país e reduzir a ineficiência do governo, a Argentina está atraindo bilhões de dólares em investimentos, especialmente na área de petróleo e gás e de mineração.
Baile argentino II
Com inglês impecável e resultados robustos para mostrar, especialmente na área fiscal, a alta cúpula do governo argentino demonstrou que a Argentina se transformou, nos últimos dois anos, de importador a exportador de gás e petróleo. Com mais de 300 anos de reservas comprovadas na região de Vaca Muerta, o país está acumulando superávits significativos na sua balança comercial e, finalmente, está recuperando suas reservas cambiais, que até o início da gestão de Javier Milei eram negativas. Somente nos seis primeiros meses de 2026, a Argentina acumulou 10 bilhões de dólares em reservas cambiais. Pelo visto na apresentação no Itaú, o futuro argentino promete, especialmente se os argentinos continuarem apoiando a abertura econômica e a disciplina fiscal do governo federal.
Isolado nas Américas
Com os resultados das eleições no Peru e na Colômbia, o isolamento político de Lula no continente americano é o pior de sua história. Além do Uruguai, o presidente brasileiro só é ouvido e bem recebido em Cuba, pelo menos por enquanto.
Lula x evangélicos
Depois que o governo Lula bloqueou R$ 670 milhões do Banco Digimais — do líder evangélico Edir Macedo, que é o fundador da Igreja Universal do Reino de Deus —, os evangélicos declararam guerra ao presidente da República. Para se ter uma ideia, o líder da oposição da Câmara dos Deputados, Sóstenes Cavalcante, que também é pastor evangélico, fez chegar ao governo norte-americano, através do embaixador, as ligações, segundo ele, do governo do PT com o PCC e o Comando Vermelho.
Arruda e Paulo Octávio fazem as pazes, o que fortalece ele para o governo e o Octávio para o Senado
Eles eram amigos há muito tempo. Arruda primeiro foi deputado federal, depois senador e governador. Paulo Octávio foi para o Senado e, a partir daí, para a área empresarial, tornando-se o construtor mais rico do DF. Ficaram afastados alguns anos, mas agora estão juntos novamente. Arruda está liderando para voltar ao governo e querendo que Paulo Octávio volte ao Senado. É uma dupla que tem prestígio financeiro e político na capital da República.
Os bilhões gastos pelo governo federal levam a oposição ao TCU
Ontem, o líder da oposição no Senado Federal, Rogério Marinho, do PL do Rio Grande do Norte, ingressou no Tribunal de Contas da União com um processo pedindo para que o órgão solicite à Secom os dados quanto foi gasto até agora, sem nenhum respeito à legislação eleitoral e aos princípios legais. O TCU já oficiou a Secom pedindo detalhes sobre publicidade da Petrobras, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, BNDES, as estatais do governo e até mesmo do Nordeste. São alguns bilhões que estão sendo gastos pelo atual governo.
Inimigos do governo não têm proteção, os amigos sim
Em Brasília, uma preocupação tomou conta da segurança de alguns adversários do governo que estão presos. É o caso do roubo do INSS, do Master e de outras instituições, cujos dirigentes estão presos, sofrendo ameaças de morte e tendo as suas residências roubadas. Na Bahia, para se ter um exemplo, o líder do governo no Senado, Jaques Wagner, e o ex-chefe da Casa Civil Rui Costa têm a segurança da PF e das polícias civil e militar da Bahia, cujo governo é comandado pelo PT. Se algum fato grave ocorrer com algum desses inimigos na prisão, aí vai complicar o Ministério da Justiça.
Alíquotas
Repetindo o jeito lulista de ser, o governo não enviará nenhum representante à audiência a ser realizada nos Estados Unidos sobre as alíquotas do governo Trump. Jogaram a responsabilidade para cima dos empresários privados. Simplesmente abominável.
Condestável Gilmar Mendes
A entrevista do decano do STF no programa Roda Viva, na TV Cultura, foi um desrespeito inominável aos colegas de Tribunal e uma demonstração contundente da divisão interna da Corte. Tal comportamento inexplicável tem nome e sobrenome: Alexandre de Moraes e Dias Toffoli. A hora dos Juízes Supremos chegou. Já não é sem tempo.