Apesar dos desmentidos de sua substituição pelo ministro Rui Costa como candidato do PT ao governo baiano na eleição do ano que vem, o governador Jerônimo Rodrigues claudica. A exemplo de Lula, sua aprovação despenca na Bahia. Está difícil para o Índio tirar um coelho da cartola e reverter os péssimos indicadores sociais e econômicos de sua gestão, marcada pela severa crise na segurança pública. As facções criminosas espalham terror por todo o estado e o governo de Jero não consegue combatê-las de maneira eficaz. O rumor de Rui assumir a cabeça da chapa petista só desprestigia ainda mais o atual governador.
Lula continua se divertindo
Lula saiu de Brasília sem ninguém saber após ser vaiado no encontro de prefeitos e foi para o Rio de Janeiro para um encontro promovido pela ministra da Cultura em local fechado. O curioso é que o presidente demonstrava preocupação e pediu que o local não fosse aberto ao público. Continua com medo das vaias.
Ancelotti chega após cumprir um último compromisso com o Real Madrid
O novo técnico da seleção brasileira, o italiano Ancelotti, afirmou não conhecer a maioria dos jogadores para a seleção do Brasil. Quem tem orientado muito ele é o ex-jogador Kaká, já que Ancelotti sempre foi fã desse atleta nacional.
Ela merece todas as honras da Bahia
Jovem, jurista, empresária e hoje uma das mais brilhantes cabeças do meio ambiente, será eleita no dia 11 e no dia 28 toma posse da presidência da Associação Comercial da Bahia. Seu nome é Isabela Suarez. Também pudera. Filha de peixe, peixinho é. Seus pais são Abigail e Carlos Suarez.
Indenização suspeita
Os negócios de Grilão não param em Praia do Forte. Mesmo além-mar, em terras lusitanas, ele faz o vil metal tilintar em seu bolso com transações no balneário de Mata de São João. Ser prefeito dessa cidade do Litoral Norte baiano abriu ao empresário João Gualberto novos horizontes, principalmente no mercado imobiliário. Essa atividade acaba de lhe render mais alguns milhões. A prefeitura municipal pagou R$ 6 milhões pela desapropriação de uma área de 6.232 metros quadrados para a implantação de um campo de grama sintética, que já existia no local desde o ano passado. Adivinhe quem aparece como sócio-administrador da empresa que recebeu a maior parcela (66%) da indenização?
Mudança de dono
A comunidade de Praia do Forte reclama da indenização milionária, alegando que a área já tinha sido cedida ao município pelo desbravador da região, Klaus Peter, como contrapartida ao represamento da lagoa Timeantube, que alagou um terreno onde os nativos jogavam futebol. Apesar da grita dos moradores, no cartório de registro de imóveis consta que, quando era prefeito de Mata de São João, em 2008, Grilão e seus sócios compraram de Klaus Peter uma área de 28.136,29 metros quadrados, da qual consta o terreno desapropriado pela prefeitura. Pela aquisição, foi registrada a bagatela de R$ 100 mil.
Mais por menos
Chama a atenção o valor pago pelo atual prefeito de Mata de São João, Bira da Barraca, à indenização pelo terreno do campo de futebol de seu antecessor e de quem foi vice, João Gualberto. O município pagou um preço bem superior ao que uma empresa efetuou por outra área desmembrada da mesma gleba de tamanho três vezes maior. Por 20.795 metros quadrados, a transação de mercado envolveu R$ 4,55 milhões para a incorporação de um condomínio.
Leão de chácara
Bira da Praia tem a fama de ter sido uma espécie de leão de chácara da prefeitura nos embates com a comunidade nativa durante a gestão de João Gualberto. Recentemente, houve até a especulação de que estaria se afastando politicamente de Grilão por ter posado ao lado do governador Jerônimo Rodrigues em evento de entrega governamental no município. Para quem acompanha com argúcia os movimentos da política, o atual prefeito de Mata de São João faz jogo de cena, porque os sinais são de que continua atendendo aos interesses financeiros do antecessor em Praia do Forte.
Carla Zambelli tem medo de ir para presídio feminino
Condenada à prisão e sem ter mais recurso, a deputada federal Carla Zambelli já sabe que perde o mandato, a imunidade e vai para a prisão comum. Alega problemas de saúde e medo de ir para presídio feminino onde sabe que pode ser hostilizada.
Nova dor de cabeça
O deputado federal Nikolas Ferreira (PL) está mais uma vez dando dor de cabeça ao presidente Lula e ao STF com novo vídeo nas redes sociais. Nesta nova peça digital, ele reivindica a anistia aos manifestantes do 8 de janeiro, comparando à disparidade de condenações de até 17 anos de prisão por atos de badernas, enquanto, em outros casos de muito mais gravidade, os réus tiveram penas bem mais leves e estão em liberdade.
Máximo de dois anos
O parlamentar do PL cita o ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, envolvido no desvio de bilhões de reais em dinheiro público, condenado a 400 anos e hoje em liberdade. Critica as narrativas do governo e expõe a condescendência com as facções criminosas que espalham impunes o terror pelo país. Defendendo uma condenação de no máximo dois anos para os manifestantes do 8 de janeiro, Nikolas fecha o vídeo, dizendo: “Chega de ser o país do: até quando. Vamos trabalhar pro: até que enfim”.
O Espírito Santo em águas turvas VII
Enquanto passeia em Nova York, o jovem prodígio — Munir Abud — continua a desobedecer às ordens judiciais e, longe dos holofotes capixabas, deixa aos subalternos a dura missão de declarar como vencedoras empresas “amigas” nos processos licitatórios. Uma das empresas, Angra Engenharia, abocanhou um contrato de mais de R$ 60 milhões. E outra empresa do “grupo” — SANIT Engenharia — ainda abocanhou um contrato emergencial, que totaliza quase R$ 50 milhões, para o mesmo serviço e sem a devida atestação técnica… Isso não vai acabar bem. E aí, Casão, quem efetivamente governa o Espírito Santo?