Único órgão de classe que foi guindado pela Constituição Federal à condição de parte legítima para defender a Constituição e o Estado Democrático de Direito, a OAB está agindo com omissão e decepcionando a população do país. Não é de hoje que os advogados que são eleitos presidentes da OAB, nacional e estaduais, só usam a nobre instituição como trampolim para a crescer na advocacia em seus pomposos escritórios ou então para disputar cargos mais altos em Tribunais Superiores ou nos Tribunais Estaduais, a exemplo da recente tentativa de ingresso da presidente da OAB-BA no TSE. Enquanto isso, a OAB esquece que tem papel importante na sociedade e que tem legitimidade para exercer titularidade de ações para controle judicial de ilegalidades e inconstitucionalidades de quaisquer naturezas. É triste o rumo que a Ordem está tomando, politizada e subserviente aos poderes.