Para favorecer a montadora chinesa BYD, o governo Lula surpreendeu o mercado automobilístico e criou uma cota de isenção de IPI de mais de R$ 2 bilhões pelos próximos seis meses para carros eletrificados que são importados, desmontados e semidesmontados. Grandes montadoras europeias, que possuem bilhões de reais investidos no Brasil, reprovaram a medida, que só agradou aos chineses.