Chama a atenção em Brasília, nessas últimas 48 horas, o número de mortes violentas no último final de semana na Bahia. Em várias cidades, inclusive no Porto da Barra, onde o tráfico de drogas tomou conta.
Valei-me, Senhor do Bonfim!
O governador Jerônimo Rodrigues tem dito que leva novidades na bagagem, quando anuncia, pelas redes sociais, suas visitas às cidades baianas. Mas parece que, na bagagem de Jero, não cabe algo pelo qual a população da Bahia tanto almeja: uma política de segurança pública que combata e controle a criminalidade no estado. Há muito já superou o limite do suportável a violência na outrora “terra da felicidade”, cantada por Ary Barroso na clássica canção “Na Baixa do Sapateiro”. Inspiração de tantos artistas que a cantaram, contaram e retrataram em músicas, livros e telas, a Bahia vê ruir as suas belezas naturais e de seu povo com as notícias de um cadáver encontrado em caixa de isopor no Porto da Barra, recanto daquela que um dia foi considerada uma das melhores praias do mundo, ou cidadãos comuns em pleno lazer no litoral baiano inocentemente, sendo assassinados por vingança de traficantes a ações policiais em seus redutos. Valei-me, Senhor do Bonfim!
SOS Praia do Forte
A bandidagem não tem limites na Bahia. Até o balneário preferido da burguesia baiana, seja ela da direita ou da esquerda, não está sendo poupado. Se há pouco tempo houve tiroteio na praça da vila de Praia do Forte, agora os banhistas estão sendo assaltados, quando tentam relaxar sob o sol, na areia, ao lado do mar. Desavisados, os turistas são as principais vítimas. Moradores e veranistas evitam o perigo se resguardando nos luxuosos e protegidos condomínios existentes. Empreendedor imobiliário de Praia do Forte, o prefeito de Mata de São João, João Gualberto, está perdendo os poucos fios de cabelo que ainda lhe restam na careca diante da desvalorização que o problema causa aos seus negócios.
Cabeças coroadas do PT fogem da privatização da Praia do Forte e vão para Itacimirim
Os principais líderes do PT abandonaram a Praia do Forte depois que ela foi privatizada pelos barões do lixo. Agora, até o presidente Lula, quando vier à Bahia, ficará em Itacimirim e não mais na Praia do Forte. Quer distância dos barões que privatizaram a praia.
Bem-vindo, azeite doce
A mais nova pesquisa da Universidade de Harvard assegura que o azeite de oliva reduz o fator de risco de Alzheimer em até 26%. Que ótimo!
Aras agora quer detonar Bolsonaro
Ontem, Brasília assustou quando o advogado baiano Augusto Aras afirmou que Jair Bolsonaro pode ser punido por negligência no combate à Covid. O homem faz de tudo e agora Bolsonaro, que ele protegeu o tempo todo, já não é mais amigo. Inelegível, Bolsonaro ainda fica brincando dizendo que vai comprar pastel para comer com Michelle com a fortuna que recebeu.
Entre Trump e o governador da Flórida há uma temeridade que os republicanos lideram corrida na sucessão presidencial do maior país do mundo
Ontem, quando foi divulgada a pesquisa, Trump em primeiro lugar e em segundo o Ron DeSantis, que prometeu expulsar todos os imigrantes ilegais. Os norte-americanos confiam em Joe Biden e esperam que ele mantenha a dianteira, porque, do contrário, os Estados Unidos vão entrar numa situação emergencial, já que Trump e o atual governador da Flórida são considerados os piores para manchar a imagem da maior nação do mundo. A esperança é a reeleição de Biden.
Pergunta que não quer calar
O Planserv vive sua pior crise. Os mais de meio milhão de usuários do plano de saúde, servidores públicos da Bahia e seus dependentes, penam por atendimentos básicos, mas o desconto no contracheque não falha. A eficiência é só na cobrança da mensalidade. A Maida Haptech Soluções Inteligentes Ltda., contratada em dezembro do ano passado para dar apoio tecnológico à gestão do plano, não consegue implantar a biometria para evitar fraudes, tampouco demonstrar capacidade técnica e operacional para cumprir o contrato de quase R$ 50 milhões. Por que o governo da Bahia mantém na operação do Planserv uma empresa que venceu uma licitação cheia de irregularidades apontadas pelo Ministério Público? Corre ainda na Justiça uma ação civil pública do MP contra a contratação da Maida, empresa do grupo Hapvida.
Hoje, o TCU decide se Bolsonaro pode continuar a receber do PL
Será hoje a decisão se o TCU vai permitir ou não que o ex-presidente inelegível Jair Bolsonaro continue recebendo dinheiro público do PL. O presidente nacional do partido, Valdemar Costa Neto, afirma que a decisão do TCU será cumprida pela agremiação. O que se vê é que Valdemar está louco para deixar Bolsonaro em situação vexatória. Rei morto, rei posto.
Comissões técnicas e CPMI voltam a funcionar a partir de hoje
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu ao seu ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, para orientar os membros do governo que vão depor na chamada CPMI do golpe do dia 8. Também pediu a intervenção do ministro da Justiça para ajudar os governadores ligados ao governo. Lula anseia por premiar os partidos do Centrão, pois sabe que só assim vai governar o país.
É só contar os cadáveres. Estão faltando dois
O que chama a atenção nesse episódio de São Paulo é que o governador Tarcísio de Freitas, do Republicanos, afirma que só tem oito cadáveres, estão faltando dois. É só procurar e eles vão ter que encontrar. Será que se esconde cadáveres em São Paulo? É uma vergonha. A Bahia pelo menos fala a verdade, diz que morreram 15 e mostra os corpos.
Caso Marielle
Se não fosse morto na Bahia, o ex-capitão do BOPE do Rio, Adriano da Nóbrega, teria matado Marielle Franco e seu motorista Anderson Gomes.