Em sua passagem por Salvador para o lançamento de seu novo livro “Abolicionismo. Feminismo. Já?”, a professora americana da Universidade da Califórnia e ativista do movimento negro, Angela Davis, chamou a atenção por causa de sua pele não tão escura. Ficou a interrogação se, com tal fenótipo, ela seria aprovada pelas comissões que são formadas para definir aqueles que têm direito às cotas raciais nos concursos públicos. Os chamados “tribunais da cor” têm sido bem puristas em suas decisões na tão miscigenada sociedade brasileira.
Com vocabulário chulo e agressões à Justiça Eleitoral e ao STF, o deputado federal Eduardo Bolsonaro vai enfrentar novo processo
Sem nenhum acanhamento, sem nenhuma postura, o deputado federal Eduardo Bolsonaro voltou a condenar o processo eleitoral do Brasil esta semana, dirigindo palavras ofensivas ao presidente do TSE e aos demais ministros do STF. Ontem, o que se falava em Brasília é que ele deverá sofrer novas penalidades e talvez entre na onda do pai de ficar inelegível.
Na mosca. Rui Costa não vai à CPMI do MST
Essa semana ficou estabelecido que o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, não vai depor na CPMI do MST. Como se vê, a oposição está perdendo todas. Grita, mas não tem votos.
Uns certos Pessoas
Um longevo causídico que está descendo a ladeira, juntamente com seus filhos, é um que mandou e desmandou muitos anos no TRT da Bahia, fez lobby para os meninos que ficaram gordos de tanto ganhar dindim. Agora que a vaca foi pro brejo, e outra cúpula tá à frente do TRT, que odeia os tais, os meninos estão desesperados para manter o padrão de vida nababesco que se acostumaram, e estão advogando até em juizado, coisa que jamais pensaram ser para eles, príncipes, mas só para o resto dos mortais. O mundo dá voltas.
Bolsonaro vai à Polícia Federal e no Supremo tem pedido para interditá-lo
Ingressou no STF uma ação pedindo que Bolsonaro seja interditado. De há muito ele não está se conectando com ninguém. Recebeu visita de três ex-ministros: Ciro Nogueira, Tereza Cristina e do seu líder no Senado. Todos pediram a ele para recuar e deixar de atacar as instituições. Ele não ouve ninguém. O pessoal acha que ele deve ser interditado ou fazer exame psiquiátrico.
Primeira almirante negra na Marinha
O presidente Lula está se destacando em quebrar normas e promover a mulher negra. Esta semana, uma chegou ao cargo de almirante da Marinha, o nome dela é Maria Cecília Barbosa da Silva. Estava feliz da vida e é mais um recorde que o Brasil consegue colocando uma mulher negra como primeira almirante da Marinha de guerra do Brasil. Ela é médica.
Lula acaba com colégios cívicos-militares
De uma só penada, Lula acabou com a construção e idealização de colégios militares em todo o Brasil. Os gastos eram muitos e o Ministério da Educação faz grave acusação dizendo que os alunos deixam as escolas, procuram criar problemas, enquanto os seus defensores chegam a afirmar que as universidades servem drogas aos seus alunos. Bolsonaro perdeu mais uma.
Brasília em alerta
O ministro Alexandre de Moraes não quer que o tenente-coronel Mauro Cid receba mais nenhuma visita a não ser da mulher, das filhas e dos advogados. Mais ninguém. Vamos ter novidades porque alguns trechos foram revelados das conversas que ele manteve com mais de 130 profissionais do bolsonarismo que lá estiveram no quartel.
Emílio vai receber milhões de dólares
Emílio Odebrecht acaba de ser informado que vão retornar ao Brasil milhões de dólares que estavam presos no exterior na Operação Lava Jato. Sem gás e precisando muito de dinheiro, Emílio só conta com um problema, o filho Marcelo, que era o cabeça da empresa, continua totalmente afastado do pai e não quer reconciliação. Várias tentativas foram feitas, mas nenhuma foi conquistada.
O governador e prefeito de São Paulo são mal avaliados
O prefeito de São Paulo e o governador estão sendo pessimamente avaliados pela população paulista. Principalmente um formador de opinião pública, os motoristas de táxi, afirmam que nem um, nem outro fez uma obra de importância no estado e na capital mais importante do Brasil. Vive no noticiário sem nenhuma realização de mérito.
Diminuindo os riscos
A EDP Brasil decidiu reduzir a sua exposição no país para 14% em três anos. Hoje, a subsidiária brasileira contribui com 25% para os resultados do grupo português de energia. Para tanto pretende desfazer-se de ativos nos ramos hidráulico e termelétrico, com a venda de barragens e uma central de carvão. A aposta da portuguesa no Brasil recairá sobre energia eólica e solar e redes. Ontem, a Energias de Portugal (EDP), que controla a EDP Brasil, fez uma Oferta Pública de Ações (OPA) para fechar o capital da controlada brasileira, que resultou na aquisição de 31,86% do capital da companhia, movimentando R$ 4,4 bilhões. No Brasil, a EDP opera desde 1995, atuando na distribuição de energia elétrica nos estados de São Paulo e Espírito Santo e na geração (hídrica, térmica, solar e eólica) e transmissão de energia.
A maior condecoração da Academia Brasileira de Letras para um baiano de sucesso
No dia 21, Nizan Guanaes vai receber a medalha Machado de Assis em comemoração aos 125 anos da ABL. Para um homem de sucesso, uma festa esperada.