Os melhores e mais caros vinhos portugueses foram consumidos pelos brasileiros no Fórum de Gilmar Mendes. Para se ter uma ideia, uma garrafa do Pêra-Manca tinto no Brasil custa R$5 mil e figurou em todas as mesas de empresários e políticos brasileiros.
A CEF vai pagar dentro de 30 dias R$10 milhões por danos morais do seu ex-presidente
A Caixa Econômica Federal acaba de fechar um acordo para indenizar por dano moral coletivo vários funcionários que foram prejudicados pelo seu ex-presidente Pedro Guimarães, que vai ter que pagar esse dinheiro à Caixa. O detalhe é que ele, além de se cristalizar como pior presidente da empresa, é genro do ex-todo-poderoso da OAS, Léo Pinheiro. Quem herda não furta.
Bolsonaro queimou seus dois aliados
Ao antecipar os votos de Raul Araújo e Nunes Marques pela sua absolvição, Bolsonaro queimou os dois no mundo jurídico de Brasília. Há quem afirme que nos Tribunais Superiores do Distrito Federal, tanto Nunes Marques como Raul Araújo já não têm a confiança do jurídico mais importante do país que fica na capital da República.
Lula e Janja, Fátima, Wagner, Rui Costa, Otto Alencar, Jerônimo, deputados federais e estaduais vão desfilar no dia 2 de julho na Bahia
Lula continua a investir na Bahia, acaba de confirmar que vai desfilar pelo centro histórico de Salvador no dia 2 de julho, quando se comemora a independência. Da Lapinha ao Campo Grande, conduzindo o caboclo e a cabocla, a distância é muito grande. Resta saber se com 77 anos Lula vai ter saúde para tal.
Bruno Reis também vai à festa
O prefeito de Salvador, Bruno Reis, também vai desfilar no dia 2 de julho. Convocou todo o seu secretariado, deputados e vereadores, amigos, além de funcionários da prefeitura. Todo ano os baianos comemoram essa festa.
Cristiano Ronaldo tem uma nova mina de ouro: água
Aos 38 anos, ele agora investe na água: Ursu9, natural da fonte d’Oso no município de Oso, Ávila, na Espanha. A descoberta desse extraordinário jogador de futebol, que completou 200 jogos pela seleção do seu país, o fará mais rico ainda. E o detalhe é que o produto ainda não é vendido no Brasil, mas pode ser. É mais um sucesso desse extraordinário craque de futebol.
Anistia para Bolsonaro nem pensar
Não tem nenhuma chance de ser aprovado na Câmara o requerimento de anistia que o deputado federal Sanderson do PL quer para Bolsonaro. Os líderes não querem confronto com o TSE, muito menos com o STF. A maioria dos aliados de Bolsonaro sequer tem comparecido às sessões de julgamento. Nem o presidente Valdemar Costa Neto veio a Brasília. Agora, já fala com se ele fosse melhor como cabo eleitoral. Hoje, o julgamento será reiniciado às 14h.
Evasão populacional
A perda de quase 10% da população de Salvador, segundo o último censo do IBGE, ainda merece uma explicação. Em 2022, foram registrados menos 257.651 soteropolitanos com relação a 2010. A então terceira capital mais populosa do país agora é a quinta. Com os atuais 2.418.005 habitantes, foi superada por Brasília e Fortaleza. Foi a maior retração populacional entre as 27 capitais do país. Está na hora dos cientistas sociais e demógrafos se debruçarem sobre as causas deste despovoamento da antiga Cidade da Bahia.
Ex-Boa Terra
O alto índice de homicídios, a covid e a queda da qualidade de vida, com a aterrorizante sensação de insegurança que assola a cidade, certamente contribuíram para a diminuição da população. O menor número de habitantes deve comprometer certas transferências de recursos federais, cuja quantidade depende do volume populacional. O resultado do censo do IBGE 2022 é também um alerta para os gestores governamentais que a outrora Boa Terra, famosa pela sua hospitalidade, é coisa do passado. Em vez de atrair, hoje espanta os habitantes. Jorge Amado e Zélia Gattai não viriam morar no Rio Vermelho nos tempos atuais.
Para salvar a pele, Anderson vai negociar
A venda de lexotan aumentou nos últimos dias em Brasília. Aliás, os estoques não estão dando conta das tensões causadas por Bolsonaro e sua turma. E já existe até um mercado negro. O novo motivo dos ataques de nervos e insônia é a decisão do ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança do Distrito Federal, Anderson Torres, de abrir o verbo. E esquecer a autorização que tem para ficar calado na CPMI. Após mudar de advogado, mudou também a estratégia de defesa. E quer falar. Ao que tudo indica, Torres tentará usar a CPMI para se descolar dos atos golpistas. Não é uma tarefa fácil. O ex-ministro, que ficou quatro meses preso, hoje está em casa com tornozeleira eletrônica. A decisão de responder às perguntas na CPMI, caiu como uma bomba no Bolsonarismo, que está roendo as unhas. Para salvar a pele, Torres pode imolar alguns velhos aliados. Ele é um arquivo ambulante dos últimos meses do governo Bolsonaro, onde se concentram todas as tentativas de desmoralizar as urnas eletrônicas e o TSE; e ações declaradamente golpistas. Dizem os mais próximos que, depois de um período de fragilidade psicológica devido à prisão e às graves acusações, que podem, inclusive, provocar sua expulsão da PF, Anderson Torres está bem e em condições de enfrentar a dura sabatina dos parlamentares.
Agro quer Tereza Cristina na sucessão presidencial
Ontem, em Brasília, setores do agronegócio lançaram a candidatura da senadora e ex-ministra da agricultura Tereza Cristina como nome feminino para sucessão presidencial, já que acham ela a melhor, mais preparada e tem densidade que Michelle não tem.
Dois ministros de Bolsonaro ajudaram a inelegibilidade
A construção do voto do relator no processo do ex-presidente Jair Bolsonaro contou com dois vazamentos importantes de ex-ministros dele. O das Relações Exteriores, Carlos França, que confirmou que Bolsonaro mandou convidar os embaixadores, e o da Justiça, Anderson Torres, que disse à Polícia Federal que não encontrou nenhum indício de irregularidades na apuração das eleições.