O alto índice de homicídios, a covid e a queda da qualidade de vida, com a aterrorizante sensação de insegurança que assola a cidade, certamente contribuíram para a diminuição da população. O menor número de habitantes deve comprometer certas transferências de recursos federais, cuja quantidade depende do volume populacional. O resultado do censo do IBGE 2022 é também um alerta para os gestores governamentais que a outrora Boa Terra, famosa pela sua hospitalidade, é coisa do passado. Em vez de atrair, hoje espanta os habitantes. Jorge Amado e Zélia Gattai não viriam morar no Rio Vermelho nos tempos atuais.