Rio da nostalgia

O Rio de Janeiro continua lindo. Mas, na economia, a coisa está feia. Foi o estado que mais perdeu importância econômica no país neste século. Segundo o IBGE, os fluminenses tinham 12,3% do PIB nacional em 2002. Depois de 20 anos, em 2022, a participação caiu para 9,91%. Na média anual, a economia estadual cresceu 0,71%, bem abaixo da nacional de 1,97% ao ano. Embora ainda permaneça na vice-liderança no agregado das riquezas, a continuar nessa toada logo será superado por Minas Gerais, que aumentou sua fatia no PIB nacional no período, alcançando 8,97%. Na carona da pujança do agronegócio, quem se destaca é o Mato Grosso. Vem crescendo em média 5,42% ao ano desde 2002. Os sinais de decadência do Rio se evidenciam nos dados da Serasa Experian: 53% da população adulta tem algum tipo de restrição de crédito. A taxa de desemprego de 11,6% no primeiro trimestre deste ano ficou acima da média nacional. Sofrendo ainda das sequelas da Operação Lava Jato na Petrobras, que impactou o setor de óleo e gás que era o motor da economia fluminense, sem terras disponíveis ao desenvolvimento do agronegócio, sob um crônico problema de segurança pública e com a baixa qualidade dos políticos que tem, ao Rio resta a nostalgia.

Gilmar palooza ou Gilmar fest marcou XI Fórum Jurídico de Lisboa

O presidente de Portugal Marcelo Rebelo de Sousa; o presidente do Congresso Nacional, o senador, Rodrigo Pacheco; os últimos presidentes do Senado, Renan Calheiros e Davi Alcolumbre e lideranças do UB como Efraim Filho, e do MDB, Eduardo Braga fizeram a festa final que consagra o decano dos magistrados do Brasil. Lisboa viveu momentos inesquecíveis com brasileiros.

Bilionário colombiano tem até quinta-feira para pagar US$840 milhões pelo Pão de Açúcar

Jaime Gilinski está ofertando até o dia 7, quinta-feira, US$840 milhões pela compra do Pão de Açúcar. É quase R$4 bilhões. 

O caminho de Bolsonaro agora é a prisão

Pelo volume de processos criminais e eleitorais, ontem o que se falava nos Tribunais Superiores de Brasília é que Bolsonaro, depois da inelegibilidade, pode ser preso. Não será surpresa.

Mais uma “bronca” envolvendo militares 

A Polícia Federal realizou na terça-feira (27) a Operação Jurupari, que mobilizou 20 policiais federais e 10 militares do Exército Brasileiro, nas cidades de Manaus (AM), Porto Velho (RO) e Ponta Grossa (PR). Os mandados de prisão e ordens judiciais de busca e apreensão foram expedidos pela 7ª Vara Federal Ambiental e Agrária da Seção Judiciária do Amazonas-SJAM. O objetivo é combater a extração ilegal de minério, operações financeiras ilegais e crimes ambientais por uso de mercúrio. As investigações apontaram o envolvimento de militares de alta patente, que recebiam uma espécie de mesada de uma empresa de importação e exportação de minérios. Um dos militares é acusado de repassar informações privilegiadas e sabotar as operações de combate ao garimpo ilegal. Os nomes dos investigados não foram divulgados. Segundo informações da Polícia Federal, a Justiça determinou o bloqueio de bens e valores de pessoas físicas e jurídicas investigadas. Além do sequestro de bens.

Censo mostra que Rio e Salvador perderam habitantes

Rio de Janeiro e Salvador, duas das mais importantes capitais do país, perderam população, segundo dados do último censo, divulgados essa semana. O Rio de Janeiro perdeu 109.023 moradores. Em 2010 tinha 6.320.446 habitantes. Hoje tem 6.211.423. Economistas de várias tendências concordam no diagnóstico em relação ao encolhimento da cidade. O Rio de Janeiro perdeu um grande poder econômico nos últimos 20 anos. A situação da capital é um reflexo do estado. O estado do Rio teve o pior desempenho econômico dentre todos os estados brasileiros nos últimos 12 anos. Salvador, por sua vez, perdeu 257.651. Em 2010 tinha 2.675.656 habitantes. Hoje tem 2.418.005. A capital baiana, inclusive, perdeu o posto de terceira cidade com mais habitantes do país. Agora é a quinta. Foi a maior perda entre as capitais, 9,6%. A capital baiana perdeu mais de 257 mil habitantes nos últimos 12 anos. As razões são o aumento da migração para cidades próximas e a redução dos nascimentos. Por acaso, Rio e Salvador têm problemas parecidos: esvaziamento econômico, alta taxa de desigualdade e violência urbana em alta.

Fogo no cerrado: Quem ganha essa guerra, Lindôra ou Alexandre de Moraes

Não se fala em outra coisa em Brasília. O assunto mais quente da capital é o vazamento de documentos em que a vice-procuradora da República, Lindôra Araújo, desanca o ministro Alexandre de Moraes em suas decisões contra Bolsonaro e os bolsonaristas. Ninguém tem dúvidas de que a poderosa procuradora é bolsonarista raiz. Suas decisões são, em geral, a favor dos aliados do ex-presidente, quando não do próprio Bolsonaro. Quem soltou a bomba foi a revista Veja. Os documentos oficialmente são sigilosos, mas “alguém” decidiu que a população merecia ver o circo pegar fogo. Numa tacada só, a vice-procuradora desqualifica o trabalho da Polícia Federal no caso Mauro Cid. Insinua que Alexandre de Moraes autorizou procedimentos ilegais e decretou prisões sem fundamento. Segundo Lindôra, não havia nenhuma justificativa plausível para a prisão preventiva do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro e de outros dois ex-auxiliares do ex-presidente. “Os elementos apontados são por demais incipientes a recomendar quaisquer diligências ou medidas em face dos investigados, sob pena de se validar a pesca probatória, à semelhança de outras investigações em curso no âmbito do Supremo Tribunal Federal”, escreveu a procuradora. 

Fogo no cerrado: Quem ganha essa guerra, Lindôra ou Alexandre de Moraes II 

Lindôra insinua que Alexandre inflou o caso de Mauro Cid com episódios estranhos ao processo, como uma reportagem que mostra que o ex-ajudante de ordens pagava despesas pessoais da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, o que não teria nada a ver com a falsificação dos cartões de vacinação. O objetivo, segundo ela, seria ampliar o raio de suspeição e “criar um link com a prática de delitos financeiros, envolvendo o círculo social de parentes do ex-chefe do Poder Executivo”. Lindôra Araújo também aponta deslizes procedimentais que, em sua avaliação, sugerem precipitação de Moraes em imputar responsabilidades a personagens ligados a Bolsonaro. 

Bandidagem sem freio

Ninguém freia a ousadia da bandidagem em Salvador. Talvez esse seja um dos motivos da evasão populacional dos últimos 10 anos, quando a capital baiana perdeu quase 10% de seus habitantes. Segundo o censo do IBGE, mais de 257 mil soteropolitanos deixaram a cidade. Qual o cidadão que suporta morar num lugar que, mesmo vizinho a uma delegacia de polícia, tem sua propriedade arrombada e saqueada. Foi o que aconteceu na madrugada da última quinta-feira (29). Bandidos arrombaram o edifício Julita, na rua Belém do Pará, no Jardim Brasil. Bem próximo, na rua Recife, funciona uma delegacia. Um pouco mais distante, na Ladeira da Barra, há uma companhia independente da Polícia Militar. Pra que mesmo? O vídeo da ação criminosa viraliza pela internet, mas providências não são tomadas. Como galhofava o Pasquim no tempo da ditadura militar: “a melhor saída é o aeroporto”. Triste Bahia…

Jornalistas querem calar jornalistas

A revista mensal Piauí divulgou nas suas redes sociais um vídeo de apoio ao pedido de cassação da outorga da TV Jovem Pan feito pelo Ministério Público Federal de São Paulo. Não fosse estarrecedor o endosso a uma iniciativa que atenta contra a liberdade de imprensa partir de jornalistas, a forma como a revista o fez é de chocar pela manipulação barata utilizada. No vídeo, trechos de falas de jornalistas e comentaristas da Jovem Pan foram picotados e reunidos para passar a ideia de que a emissora faz campanha de desinformação, como acusa o braço do Estado. Longe vão os tempos em que um jornal como o antigo Correio da Manhã, do Rio de Janeiro, defendia em editorial, durante a ditadura militar, que “a liberdade é um dogma”.

A China tem o melhor caviar do mundo e o quilo é o valor de uma Ferrari

Hoje, os mais refinados restaurantes do mundo estão comprando caviar chinês, que bate o da Rússia e do Irã. Um quilo custa o preço de uma Ferrari. Convenhamos que esses chineses estão dominando o mundo.

No Paraná, a cassação de Moro leva o MDB a querer eleger Janja

Roberto Requião, dono do MDB do Paraná, quer eleger Janja senadora num processo de eleição indireta. Eles contam que Sérgio Moro vai ser cassado, mas o detalhe é que a presidente do PT, a deputada federal Gleisi Hoffmann, também quer o cargo. Como se vê, está todo mundo no velório de Sérgio Moro.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑