Hoje, o STF vai ouvir as testemunhas contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e o seu núcleo mais forte, o grupo que tentou dar o golpe na democracia brasileira. Há quem afirme que muitos vão faltar, já que não querem se envolver.
Jactância desmontada
A oposição ao prefeito de Salvador, Bruno Reis, acertou a mão em vídeo que circula nas redes sociais, denunciando as mazelas de sua gestão. Para desmontar a jactância engraçadinha do alcaide que se gaba de Salvador estar “bombando” sob o seu comando, é apresentada uma edição muito bem feita de indiscutíveis imagens expondo graves problemas da cidade. Se, da tribuna da Câmara Municipal, o pequeno número de oposicionistas não consegue reverberar suas denúncias, as redes sociais surgem como um púlpito mais eficaz.
Reforma inócua
Parabéns para a vereadora Aladilce Souza (PCdoB), autora do vídeo onde são apontadas as falhas do prefeito de Salvador na infraestrutura municipal que não resiste às chuvas, no transporte público deficiente pela falta de ônibus, na educação precária com professores em greve e na gestão do meio ambiente com a extinção das áreas verdes. O encerramento é com chave de ouro, exibindo o Elevador Lacerda completamente alagado, mesmo depois de recente reforma na qual foram gastos R$ 14 milhões.
Um baiano envergonha a Bahia
Wladimir Soares, policial federal que fez a delação premiada e diz que tinha um plano para matar Lula, Alckmin e Alexandre de Moraes, nasceu na Bahia e atuava na Polícia Federal em Salvador. Uma vergonha para os baianos que não aprovam violência, principalmente um réu confesso que quer dar um golpe. Esta confissão dele complicou a situação de Bolsonaro, agora não tem mais jeito. Ele dá os mínimos detalhes de como atuou e que Bolsonaro sabia de tudo. Chama de covarde os comandantes militares e só elogia o comandante da Marinha. Um triste episódio que os baianos não concordam porque não gostam de violência, embora o estado esteja sendo consumido graças à inércia do governador Jerônimo Rodrigues.
Bolsonaro quer Michelle no seu lugar
A revista Veja que circula esta semana publica em sua capa Bolsonaro e Michelle, que em longa matéria afirma que Michelle será a candidata dele à sucessão presidencial. O apoio da revista vem com a publicação de três pesquisas: no Datafolha, Lula tem 50% e Michelle 38%; na Quaest, Lula 44% e Michele 38%; e na Paraná, Michelle 45% e Lula 41%. O fato é que, enquanto Michelle ajuda Bolsonaro, Janja afunda Lula.
A corrupção na CBF já derrubou cinco presidentes. Ela começou com o genro de João Havelange e durante anos dominou o futebol brasileiro
O genro de Havelange, Ricardo Terra Teixeira, levou um longo período também na CBF. Saiu escorraçado. Agora, é o baiano Ednaldo, após inúmeras acusações, todas comprovadas, que foi retirado à força do cargo por uma decisão da Justiça. O seu lugar, por decisão da Justiça do Rio, está sendo ocupado interinamente pelo interventor Fernando Sarney, filho do sempre presidente José Sarney. Fernando acaba de declarar que a eleição será realizada dia 25 de maio. O curioso é que 19 dos 25 presidentes das federações já declararam que não querem a volta do baiano Ednaldo Rodrigues.
Ozempic sem receita
O governo federal decidiu dificultar o acesso dos gordinhos às canetas emagrecedoras, exigindo a retenção de receitas médicas nas compras. Os bandidos, por sua vez, iniciaram uma série de assaltos às farmácias para roubar esses medicamentos e tornarem a aquisição sem burocracia, agora só no mercado negro. A ação criminosa vem sendo praticada em todo o país. Em Salvador, várias drogarias já acumulam prejuízos com o roubo de Ozempic e Wegovy, medicamentos que antes só lhes traziam lucros.
Jero na China
A água que cai do céu causa transtorno na capital baiana, mas não apaga o fogo dos tiroteios entre as facções criminosas. As comunidades de Tancredo Neves e Mata Escura vivem em pânico e não conseguem dormir, com os incessantes disparos de armas pesadas. Quando o bang-bang para, as ruas desses bairros ficam cobertas de projéteis de fuzis. Cena de guerra. Os moradores ainda sofrem com o risco das balas perdidas. O Tororó também tem sido palco de batalhas entre bandidos. Na madrugada da última terça-feira, mais de 60 integrantes de facções “desfilaram” e trocaram tiros no Tororó. Enquanto isso, o governador Jerônimo Rodrigues fica fazendo “live” da China. Ganha um prêmio quem disser qual o motivo desta viagem de Jero.
Mala vazia
Ninguém ouviu da boca do governador Jerônimo Rodrigues uma novidade sobre a ponte Salvador-Itaparica nesta sua ida à China. Nem Lula, nem o ministro Rui Costa tocaram no assunto. Deslumbrado com o mundo digital, lives e podcasts, o Índio só quer saber de Tik Tok. Vai voltar com a mala vazia? Nada sobre a ponte?
Anistia para Dilma Rousseff será julgada dia 22
Negada pelo governo federal, a ex-presidente Dilma Rousseff deve ser anistiada no dia 22, já que foi presa e torturada de maneira cruel pela ditadura militar. Durante três anos, ela sofreu impiedosamente nos porões da ditadura e agora deve ser anistiada no dia 22. O curioso é que a guerrilheira Dilma foi presidente da República e hoje preside um dos maiores bancos mundiais. Ela merece a anistia.
Um dos mais brilhantes políticos de Brasília vai voltar ao Congresso
José Antônio Reguffe, um destacado político do Distrito Federal, foi deputado federal e senador, por vontade própria deixou a política e agora vai voltar. Pode escolher se se candidata a deputado federal ou senador. Voto, prestígio e respeitabilidade ele tem em Brasília, é um dos poucos cuja trajetória política não foi manchada por nenhum ato de corrupção ou outro delito. Brasília está de parabéns com a volta de Reguffe.
Prognóstico precipitado
Tem muita gente se precipitando, achando que o senador Otto Alencar (PSD) está de mala pronta a caminho da oposição. Quem o conhece e acompanha a sua trajetória política sabe que ele não faz política de maneira afobada. De origem carlista, ele só oficializou a saída do grupo político depois da morte do líder ACM, apesar de não terem sido poucas as divergências dele com o Cabeça Branca.