A recente declaração crítica de Otto Alencar à chapa puro-sangue do PT em 2026, excluindo o PSD de uma das vagas ao Senado, mais do que um recado, é o anúncio de que acabou o sonho de três petistas na majoritária. Cabeça Branca da esquerda, o senador Jaques Wagner tem consciência de que o sertanejo de Ruy Barbosa será mais uma vez o fiel da balança na acirrada contenda eleitoral do ano que vem. O Galego não vai arriscar. Ao ministro Rui Costa, o consolo de ser o deputado federal mais votado.
Gabeira cita as gafes de Lula na China
Respeitado escritor, jornalista e ex-político, o extraordinário Fernando Gabeira cita a infelicidade de Lula na China. Cometeu gafes antológicas a exemplo da mulher. Primeiro tratou o líder da China como “companheiro”, disse que a esposa Janja não era culpada de gafes e por fim mente ao dizer que mediou a guerra entre Rússia e Ucrânia. Como se vê, Lula está realmente totalmente perdido.
Lula não fez sucessor e os seus amigos sabem disso
O entorno de Lula acha que ele não tem para onde correr. Mesmo sabendo que vai perder a eleição, ele é o único candidato do seu partido, já que não soube ou não quis fazer nenhum sucessor. Fernando Haddad não tem prestígio em São Paulo e dificilmente seria vitorioso numa campanha majoritária.
Confirmado: foi Elmar Nascimento o autor da denúncia contra Janja
Inicialmente, Lula e Janja suspeitaram da dupla baiana Elmar Nascimento, deputado federal, e Rui Costa, ministro-chefe da Casa Civil da presidência, no vazamento da denúncia contra Janja no episódio da China. Agora, tiveram a confirmação: quem fez a denúncia foi o deputado federal Elmar Nascimento, à apresentadora da GloboNews.
O porquê da suspeita
O casal Aline e Rui Costa não gosta de Janja, fato também repetido pelo casal Fátima e Jaques Wagner, ele líder do governo no Congresso Nacional. Tanto isso é verdade que Wagner e Fátima não foram à Rússia nem à China. Wagner preferiu ir aos Estados Unidos, além do programa do LIDE, ele tem uma filha que mora nos “states”. Agora, Lula e Janja já sabem que foi o parlamentar baiano o autor da denúncia.
Lula mentiu
Quando revelou que Janja tinha interrompido a solenidade para dizer que o Tik Tok estava prejudicando as crianças brasileiras, Lula mentiu. Janja disse que o Tik Tok estava fortalecendo a ultra direita do Brasil, com isso o episódio está esclarecido.
Chega! Por que não te calas?
A primeira-dama Janja da Silva voltou a causar constrangimento internacional. Diplomatas apontam quebra de protocolo. Sem cargo oficial, Janja insiste em opinar sobre assuntos diversos, gerando desconforto e críticas até de aliados do governo. É hora de entender que protagonismo não substitui preparo.
Vivo em falta
A mega operação nos bastidores do poder para aprovar ou reprovar a compra de um banco médio por um banco estatal secou o mercado de dinheiro vivo em São Paulo. Só não fecharam ainda com um poderoso ministro, que ainda sonha em ocupar a cadeira de Lula na Presidência da República.
Roda gigante
A grande ausência do tradicional jantar promovido pela American Chamber em Nova York esta semana foi do Banco Master. Tradicional participante e patrocinador do evento, o espaço deixado pelo banco foi ocupado por fintechs novatas, como o Stark Bank.
Candidato Black Rock
Único governador brasileiro recebido pelo maior investidor do planeta em Nova York esta semana, Tarcísio de Freitas é a grande aposta da Black Rock para vencer as eleições presidenciais do ano que vem. Como apoio total e irrestrito do mercado financeiro global e a popularidade de Lula afundando, só falta Bolsonaro finalmente jogar a toalha para Tarcísio assumir a liderança nas pesquisas.
Na mosca
Este blog vem anunciando já há algum tempo que o volume de denúncias contra o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, tanto no Rio quanto em Brasília, era grande e a punição um dia chegaria. Ontem, o Tribunal de Justiça do Rio afastou o presidente da CBF. É provável que ele volte, mas o melhor caminho seria a CBF fazer imediatamente uma nova eleição para evitar constrangimentos.
Driblando as trabalhistas
O anúncio da parceria entre Uber e iFood anunciada em Nova York agradou grandes investidores do mercado de tecnologia. Com a parceria, motoristas e entregadores das empresas terão mais dificuldade de comprovar vínculo em eventuais discussões na justiça trabalhista.