Enquanto o Brasil caminha para um mega leilão de baterias caras, importadas e ineficientes, em países mais desenvolvidos e na China o excesso de energia limpa é armazenado através de amônia verde. Com o barateamento dos eletrolisadores chineses, já existem várias plantas solares no Brasil que estão convertendo energia solar em fertilizantes. Vale lembrar que o Brasil atualmente importa mais de 90% de seu consumo anual de fertilizantes. Com a guerra entre Estados Unidos e Irã, o preço do fertilizante disparou e o fertilizante produzido através da energia solar já é mais barato e competitivo que o de origem fóssil. Ou seja, a energia excedente que é um problema poderia se transformar na solução de uma dependência histórica e estratégica para o Brasil.