O excesso de geração de energia renovável no Nordeste foi impulsionado pelas linhas de crédito subsidiadas pelo Governo Federal através do Banco do Nordeste. Para corrigir o problema, grandes grupos nordestinos, como a Casa dos Ventos, têm feito um lobby enorme para que o sistema, ou seja, todos os brasileiros paguem pelo armazenamento da energia excedente que ele produz. A proposta é que o governo federal realize um grande leilão até o final deste ano. O leilão foi marcado para dezembro de 2026, logo após as eleições e antes do novo presidente assumir o mandato. É aí que começa o problema.