O excesso de geração de energia renovável no Nordeste, especialmente no horário de pico da geração solar, que se situa no horário do meio-dia, tem forçado o Operador Nacional do Sistema (“ONS”), a desligar várias usinas solares na região. Com limitações na estrutura de transmissão, o escoamento de toda esta energia para mercados maiores, como a região Sudeste, ainda é limitado.