Não matem o mensageiro

O governador Jerônimo Rodrigues encontrou um bode expiatório para justificar a ineficiência de sua política de segurança pública: a mídia. Acha que é possível tapar o sol com a peneira, quando há fuzilamento no centro econômico de Salvador, a avenida Tancredo Neves; uma mãe de santo, líder quilombola, é também alvo de vários disparos; e, no último final de semana, um tiroteio causa quatro mortes no tradicional bairro da Pituba, assustando os moradores da região, além de inúmeros sequestros relâmpagos para roubar das vítimas recursos via PIX. Em vez de convocar o comando policial para uma reação eficaz e inteligente ao crime organizado que tomou conta da Bahia, o Índio, como é chamado o chefe do poder executivo estadual, ataca o consagrado repórter Caco Barcelos, que cumpriu o seu dever jornalístico de investigar o que vem causando essa epidemia de violência na outrora “Terra da Felicidade”, cantada em verso e prosa.

Abacaxi nas mãos

Justiça seja feita, o abacaxi da insegurança pública que Jerônimo herdou não é de agora que apodrece. Os números da violência, para os quais o Índio faz vista grossa, só cresceram nos últimos 16 anos de gestões petistas. Não se entende qual é a razão de até hoje se entregar o comando da segurança pública estadual a delegados da Polícia Federal, já que a ineficácia tem sido o resultado, pelo menos, no combate à criminalidade. Talvez tenha funcionado em outras áreas a expertise de espionagem expressa nos currículos dos nomeados. 

Nova facção na Bahia

Enquanto o governador e seus correligionários, a exemplo do ministro da Casa Civil, Rui Costa, não gostam das críticas e atacam a mídia, acusando-a de demonizar a polícia estadual, o crime organizado se espalha e ocupa os territórios. Quem já brincou de War, jogo de estratégia, sabe bem o que isso significa. “Elementar, meu caro Watson”, diria Sherlock Holmes. Que o Senhor do Bonfim e Santa Dulce dos Pobres iluminem os nossos governantes, porque uma nova facção de origem carioca desembarcou na Bahia. A TCP, Terceiro Comando Puro, cooptou líderes do BDM (Bonde do Maluco), ligada ao PCC, e começou a tocar terror de forma a confundir as ações policiais e induzi-las a combater o Comando Vermelho e o BDM para enfraquecê-los e deixá-los reinar na criminalidade em solo baiano. Valei-nos, Senhor do Bonfim e Santa Dulce dos Pobres!

“Quem for culpado terá que ser punido”

Foi assim que o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, se referiu aos militares que estão envolvidos nas ações do golpe contra a democracia do dia 8 de janeiro. Ele quer, inclusive, reestruturar as Forças Armadas, abaladas desde o governo Bolsonaro, que colocou parte dos militares no seu projeto político. 

Novos capítulos do Planserv

A crise do Planserv promete novos capítulos com a audiência pública a ser realizada pelo Ministério Público em setembro e a iminente instalação de CPI na Assembleia Legislativa. A oposição está coesa e faltam poucas assinaturas para que se realize a investigação parlamentar. À falta de atendimento nos hospitais e desassistência aos mais de meio milhão de servidores e dependentes, soma-se a incapacidade técnica da Maida Haptech para fazer a gestão do plano. Sobre a empresa da Hapvida, ainda pesa o processo licitatório que venceu de forma irregular, pois o edital impedia a sua participação.

Presidente nacional do UB está mais para Lula do que para oposição ao PT

O presidente nacional do UB, o deputado federal Luciano Bivar, já declarou que o seu partido jamais ficará ao lado do bolsonarismo. Ele entende que a tendência do bolsonarismo é sofrer novas derrotas, daí porque ele prefere conversar com o presidente Lula.

Bolsonarismo aplaude deputado baiano que preside CPMI dos atos golpistas

É notório que depois que o deputado federal Arthur Maia do UB da Bahia evitou a ida de Bolsonaro a CPMI, os bolsonaristas agora aplaudem ele. A verdade é que a relatora da CPMI, senadora Eliziane Gama, quer levar Bolsonaro e Michelle à CPMI e Maia está impedindo. 

O show de futebol de jogadoras bonitas

A vitória da Espanha ontem sobre a Inglaterra mostrou que o futebol feminino ganhou o mundo e chamou atenção pela técnica e pela beleza de suas jogadoras. Espanha e Inglaterra provaram, mais uma vez, que, além da liderança mundial do futebol masculino, agora lideram o futebol feminino. E pensar que isso já foi tudo do futebol sul-americano, principalmente do Brasil. Hoje, o futebol brasileiro, tanto masculino quanto feminino, está morto. 

Carrefour bate recorde

O Carrefour assumiu a liderança dos supermercados no Brasil. É hoje a rede com maior volume de vendas, e, sobretudo, tem crescido assustadoramente, batendo recordes. Não tem para ninguém. 

Camboriú, o metro quadrado mais caro do Brasil. Bate Rio e São Paulo 

O preço médio é de R$12.335 o metro quadrado. Bate Rio e São Paulo. O crucial é pensar que a faixa marítima mais extensa do Brasil é no Nordeste, principalmente a Bahia, cujas construtoras não embelezam e sim destroem a natureza.

A capa da Veja é demolidora: “Exclusivo, A confissão”

Mauro Cid admite à justiça que recebeu joias nos Estados Unidos, levou e vendeu, inclusive. Em Brasília, o assunto explosivo foi e continuará sendo este.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑