Com abundância de energia limpa e barata, o recém-empossado presidente do Paraguai, Santiago Peña, não tem medido esforços para atrair empresários internacionais para áreas estratégicas onde as vantagens apresentadas pelo país fazem toda a diferença. Projetos de biocombustíveis e grandes plantações para exportação são dois exemplos de mega projetos em execução naquele país.
O mundo acabou
Reafirmando a frase publicada neste site no dia de ontem, que “Nada é tão ruim que não pode piorar”, realmente agora é o fim do mundo para Bolsonaro, pois em depoimento à CPI dos atos golpistas de 08/01, o hacker Walter Delgatti Neto acabou com tudo, dizendo que Bolsonaro não só ofereceu indulto caso fosse preso como também deu ordem para o hacker realizar invasões ao celular do Ministro Alexandre de Moraes, do STF, bem como para invadir o sistema do TSE das urnas eletrônicas, dizendo ainda que recebeu da deputada Carla Zambelli R$ 40 mil para realizar tais crimes. Além disso, complicou a vida do presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, que participou também das negociações, inclusive envolvendo dinheiro. Valdemar pode ser chamado para depor.
Prisão de Bolsonaro sairá a qualquer momento
Com o depoimento bombástico do hacker Walter Delgatti Neto, é questão de instantes até Bolsonaro ser preso, juntamente com seus asseclas, Carla Zambelli e outros. Isso tudo é uma lástima para o Brasil, um ex-presidente envolvido em escândalos tão gigantes que fazem do caso Watergate fichinha diante destes novos episódios. O que fica no ar é a pergunta: O que mais de sujeira virá por aí? Haja coração.
Odebrecht pratica crime em Salvador I
A famosa praia do Rio Vermelho, em Salvador, está prestes a ser vítima da Novonor, antiga Odebrecht, que está toda enfeitada para construir três espigões totalmente ilegais e criminosos na frente do mar. A associação de moradores do bairro criou uma campanha pedindo socorro contra a construção das três torres, pois as mesmas não só farão sombra sobre a praia, o que é ilegal, como também contribuirão para o abafamento da circulação de ar em todo o bairro.
Odebrecht pratica crime em Salvador II
A sociedade civil não aguenta mais tamanha agressão contra os direitos dos cidadãos, as autoridades públicas aprovam tais projetos cedendo aos encantos do poderio econômico de uma empresa com histórico de sedução do poder público, e ainda violando a lei ambiental, e ao povo agora só resta chorar no Pé do Caboclo. Mas não se enganem, parafraseando Glauber Rocha na obra Deus e o Diabo na Terra do Sol, “Mais Fortes São Os Poderes Do Povo”.
Na mosca. Hoje, Lula anuncia novos ministros
Este blog tem antecipado que Lula vai promover para modificar e colocar o Centrão no seu governo. É tempo perdido se esperar que Lula retire do seu ministério as escolhas pessoais. Assim, é muito difícil a saída, por exemplo, da ministra da Saúde, especialista das mais qualificadas, que entrou sem cores partidárias e dificilmente sairá com cores partidárias.
Barulho no Buracão
“Manda quem pode. Obedece quem tem juízo”. Essa tirânica máxima cai como uma luva nas relações sociais soteropolitanas. Cidadania é só discurso na Velha Cidade da Bahia, onde a classe média vive sendo solapada por todos os lados e o povão se acostumou ao ardor das chibatadas no lombo. Agora mesmo esboça-se nas redes sociais um movimento de resistência à implantação de duas torres de 18 andares na região da charmosa praia do Buracão, no Rio Vermelho. A associação de moradores do bairro reclama de ilegalidades, desrespeito a PDDU e quejandos. O projeto é da OR, braço imobiliário da Novonor, antiga Odebrecht. A filha pródiga está de volta, com nova marca.
Pecado da omissão
A classe média baiana paga pelos seus pecados. Refestelada no sofá assistindo a séries no streaming ou calculando o parcelamento no cartão de crédito que cabe no bolso para a próxima viagem internacional, não toma consciência das consequências de sua omissão política. Se fiscalizasse os poderes públicos, talvez evitasse a construção das duas torres na praia do Buracão, que está a reclamar. Mas não. Só se preocupou com o problema, quando se viu ameaçada de perder a vista oceânica de suas janelas a ser bloqueada pelos espigões. Não existe nenhum impedimento legal para o novo projeto da antiga Odebrecht. O PDDU autoriza… É aquela velha história: quando os queixosos moradores da praia do Buracão iam com o caju, a OR/Novonor já vinha com as castanhas.
A esperança do vacilo
“A esperança é a última que morre”. Sim. Ainda há o problema do sombreamento da faixa de areia da praia do Buracão. Justíssima essa preocupação. Cabe a OR/Novonor apresentar o estudo que certifica que seus espigões não vão embarreirar a luz solar no local. É isso que vai determinar a altura dos empreendimentos. Será que a nova versão da experiente Odebrecht cometeria um vacilo desse?
Agora o caldo entornou de vez
Quando se pensa que não tem como piorar a situação do bozo, não é que surgem mais coisas que afundam o tamanho do buraco? Isto porque a entrevista do novo advogado do Mauro Cid chamou a atenção ao sair da boca do mesmo a fala que seu cliente é militar e que cumpriu ordens do chefe. De hoje em diante não se pode duvidar de mais nada, a fazer valer a famosa frase: “Nada é tão ruim que não pode piorar”.
Espanha e Inglaterra dominam hoje o esporte mundial
Espanholas e inglesas vão decidir o campeonato mundial de futebol. A Espanha tem nomes extraordinários: Rafael Nadal, a lenda de Wimbledon; Carlos Alcaraz, a maior revelação mundial com 20 anos que bateu o tenista Djokovic; o melhor técnico de futebol do mundo, Pep Guardiola. Já os ingleses têm o talentoso Lewis Hamilton e, com isso, a decisão entre inglesas e espanholas vai ser de tirar o fôlego. Ninguém discute que hoje Espanha e Inglaterra têm as melhores e as mais poderosas equipes do futebol masculino do mundo.
Malandragem tributária
A voracidade tributária do governo já começou nas compras internacionais. Se engana quem pensa que basta a mercadoria comprada nas Shein, Ebay e Aliexpress da internet ter valor abaixo de 50 dólares para ficar isenta do imposto de importação. A Receita Federal soma o valor do produto com o frete e, ficando acima dos 50 dólares, aplica a pesada alíquota de 60% do tributo. E não fica só nisso. O ICMS, que na Bahia é de 17,5%, acompanha a escorcha. Só tem um detalhe, o teto de US$ 50 está estabelecido em portaria do Ministério da Fazenda. Pela legislação mesmo, Decreto-Lei 1.804, de 3 de setembro de 1980, o consumidor tem o direito à isenção para compras de até 100 dólares. Mas isso o governo não divulga. Quem questiona a Receita, no entanto, sempre ganha porque a negativa se configuraria em desrespeito à lei. Cadê o Ministério Público?