Anos e anos após a criação da lei de resíduos sólidos no Brasil, parece que esta será uma daquelas leis que não pegam. Porém, dada a dimensão e importância do tema, meio ambiente, e o dano diário que os milhares de lixões geram no país, isto não poderia ocorrer. Se há um culpado, o certo é que é o Ministério Público, pois deveria colocar na cadeia todos os prefeitos que continuam usando de lixões nos municípios do Brasil afora, mas nada fazem, a omissão criminosa do órgão precisa ser apurada para também colocar atrás das grades os promotores omissos, ou melhor, cúmplices dos crimes ambientais.