Vida de luxo

Ele tem residência na Inglaterra e outros países. Tem flat no Itaim Bibi, em São Paulo, e uma mansão na fazenda Boa Vista, também em São Paulo. Recentemente também revelou ter dois carros de luxo, uma McLaren e uma Ferrari. Brennand vem de uma família rica de Pernambuco.

Mulheres precisam se unir contra esse absurdo

Em sua coluna no UOL, Isabela Del Monde, ativista feminista, fala que o modo como a imprensa trata o caso Brennand está longe de ser o ideal, pois, ao mostrar as imagens da agressão cometida pelo empresário à modelo na academia, extremistas “se identificam” e “se sentem autorizados a imitá-lo”, além de causar gatilho e medo nas mulheres. O que precisamos é de uma mobilização maior para que esse caso não caia no esquecimento e culmine na impunidade de um verdadeiro agressor e predador sexual. 

A César o que é de César

As boas práticas do jornalismo recomendam ao entrar num assunto noticiado antes por outro veículo que se identifique onde saiu primeiro. O procedimento tem sido desprezado pela coluna O Carrasco, do jornal A Tarde, que se esquece de mencionar este blog ao requentar notas que aqui vêm sendo publicadas frequentemente sobre a Acelen. De qualquer maneira, fica evidenciada a relevância do Nem Amigo Nem Inimigo, fonte de informações não só de seus leitores, mas também do centenário diário.

Zema vira cabo eleitoral de Lula

A discrição sempre foi uma característica mineira. “Como diz o mineiro, conversa de mais de dois é comício”, explicita bem isso o escritor Fernando Sabino na crônica “Deixa o Alfredo falar”. O cartunista Ziraldo, então, não perdeu a piada com o recato mineiro ao criar um personagem que fez muito sucesso na revista Playboy: “O Mineirinho Come-quieto”. Mas o governador Romeu Zema deu com a língua nos dentes e fugiu ao figurino do tradicional político mineiro, bem comedido e preciso nas palavras, que o diga o saudoso Tancredo Neves. Na sua longa entrevista ao Estadão, ele incorreu no mesmo erro que criticou Bolsonaro, falhou na comunicação e falou demais. A sua proposta da frente Sul-Sudeste soou divisionista, fazendo o Barão do Rio Branco, que tanto se esforçou diplomaticamente pela unidade brasileira, se remexer no túmulo. O presidente Lula ganhou um cabo eleitoral no campo adversário para sua reeleição com antecedência de mais de três anos do pleito.

Força da Grana

Depois de protocolar a CPI do Planserv, o deputado estadual Leandro de Jesus começou, nesta segunda-feira, a colher as assinaturas dos colegas para a instalação da investigação na Assembleia Legislativa. Enquanto isso, o governo estadual está usando do poder de sua verba publicitária para construir uma narrativa que não condiz com as irregularidades constatadas pelo Ministério Público no processo licitatório que resultou na contratação da Maida Haptech para fazer a gestão do plano de mais de meio milhão de servidores públicos e seus dependentes. Ontem, foram publicados informes publicitários de página inteira nos jornais. Como canta Caetano, “é a força da grana que ergue e destrói coisas belas”.

Elmar Nascimento, líder do UB na Câmara dos Deputados, se cristaliza

No último final de semana, o deputado federal Elmar Nascimento, do UB da Bahia, esteve em várias solenidades, sempre acompanhado pelo seu amigo e protetor, o presidente da Câmara Arthur Lira. Muito habilidoso, ele sabe que, se depender do seu padrinho, ele é o próximo a se sentar na cadeira da presidência da Câmara dos Deputados.

Palavras papais

O Papa Francisco deu seu recado aos jovens durante a Jornada Mundial da Juventude, em Portugal: “A vida exige ser doada, não administrada; pede para sair da dependência do virtual, do mundo hipnótico das redes sociais que anestesia a alma”. O líder religioso levantou a bandeira da erradicação do mundo virtual. “Jovens, não sejais profissionais da digitação compulsiva, mas criadores de novidades”, disse aquele que não é o queridinho dos conservadores. Uma coisa, portanto, não lhe pode ser negada: a humildade, que se expressa em outra frase de seu discurso: “Olhar alguém de cima pra baixo só se for para ajudar a pessoa a levantar-se”. Quem presenciou a passagem do papa pelas terras lusitanas percebeu um certo tom de despedida.

CPI do Planserv é hoje

Está tudo pronto para a CPI do Planserv ser protocolada na Assembleia Legislativa nesta segunda-feira. O governador Jerônimo vai ter que mobilizar sua base e evitar a instalação. Ou terá que explicar por que passou por cima do Ministério Público e contratou uma empresa para fazer a gestão do plano que nem poderia ter participado do pregão eletrônico. A tal Maida Haptech, do Hapvida, só dá provas de incapacidade técnica e agrava a crise do Planserv, causando a desassistência aos servidores públicos. Mas embolsa todo mês R$ 4 milhões do erário.

A Barbie que bate recordes

O filme da Barbie bateu oficialmente, neste final de semana, a marca de US$1 bilhão de bilheteria, valor prometido pela atriz e produtora do filme, Margot Robbie. Com o feito, o filme torna-se o primeiro dirigido por uma mulher solo, Greta Gerwig, a arrecadar tal quantia e entra para uma lista de 53 filmes, na história do cinema, que bateram US$ 1 bilhão. Mas, o que tem chamado a atenção na internet é o incômodo causado pelo filme. Tido como um filme feminista, alguns homens mais conservadores — poucos, mas que fazem barulho e também viram piada — têm arrancado os cabelos em seus perfis dizendo que o filme é anti-homem e apelando para que os pais não levem seus filhos ao cinema. O público-alvo do filme não é o infantil, o que assistindo a um trailer e observando a classificação indicativa dos cinemas de 13 anos é fácil de perceber. Barbie também tem um claro discurso feminista com críticas à objetificação da mulher e invisibilização do cansaço e jornada dupla da mãe e desvalorização profissional, entre outros. É fácil de identificar também uma crítica ao capitalismo e à Mattel, empresa criadora da boneca. Nem por isso o filme deixou de arrecadar US$1 bilhão, e a Mattel está lançando novas bonecas vistas no filme, e bastante otimista com o aumento das vendas. Ou seja, Barbie pode até ter plantado sementes e discussões, mas podem manter os cabelos no lugar, pois o filme está longe de mudar o status quo.

Jerônimo surpreende

Transcorridos sete meses de governo, o governador Jerônimo tem surpreendido o meio político baiano. Apesar de ter sido testado nas urnas pela primeira vez em 2022, o chefe do Executivo estadual já atua com desenvoltura e grande capacidade de gestão e articulação, e em paralelo pouco se fala sobre o desempenho do seu secretariado. Porém, está ficando cada dia mais claro o destaque e habilidade do secretário de Desenvolvimento Econômico, Angelo Almeida, à frente da SDE. Discretamente, ele tem conquistado confiança e admiração dos segmentos produtivos, setores representativos da economia baiana, inclusive democraticamente recebendo a oposição.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑