Tal como fez no passado em relação às eleições controladas da Venezuela, o presidente Lula quer agora servir de cabo eleitoral na eleição da Argentina, que ocorre em outubro. Aproveitando sua estada na cidade argentina de Puerto Iguazú, para a cúpula do Mercosul, Lula não perdeu tempo e convidou o candidato governista à presidência da Argentina, o ministro da Economia, Sergio Massa, a visitar São Paulo, nas próximas semanas, para o que a imprensa do país vizinho chamou de um “ato conjunto”. A justificativa oficial para a presença do candidato do peronismo no Brasil é a negociação do financiamento com o BNDES da segunda etapa do gasoduto de escoamento da produção de gás do campo de Vaca Muerta.