Já se foi o tempo em que a Casa do Senhor, os templos religiosos, eram preservados das ações criminosas. Os bandidos temiam a Deus. Hoje, eles arrombam igrejas e roubam peças sacras, quando não praticam seus atos delituosos em plena missa. Tem sido frequente uma beata deixar a bolsa no banco da igreja para comungar e, quando voltar, o dono do alheio já lhe ter surrupiado o bem. Recentemente, câmeras instaladas na Igreja da Vitória, em Salvador, flagraram duas mulheres fazendo a limpa no local. Esse tipo de infortúnio tem sido recorrente em templos religiosos por toda a Bahia, onde a insegurança pública é geral e salve-se quem puder.